Parceria ao fomento de pequenos negócios é destaque no 33º Congresso Lojista

Solenidade de abertura do evento
JBO

 

A força e a importância da parceria do Sebrae com as Câmaras dos Dirigentes Lojistas (CDL) de todos os municípios baianos foram destacadas por agentes públicos, representantes de entidades de classe e empresários durante a abertura do 33º Congresso Estadual do Comércio Lojista, na noite de quinta-feira, 5 de setembro, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Itabuna.

“O Sebrae é fundamental na construção deste novo momento positivo e de crescimento do estado”, afirmou o secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, que representou o governador Jaques Wagner na solenidade.

O fato dos dois principais municípios da região sul do Estado, Ilhéus e Itabuna, já terem implementado a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e a Sala do Empreendedor são aspectos que reforçam o discurso do secretário. Só em Ilhéus, até o início deste mês de agosto, o espaço totalizou 1.434 atendimentos aos microempreendedores individuais (MEI), que compreendem o universo de 4.027 MEI de todo município.

“O nosso trabalho é permanente pela capacitação, pelo incentivo às novas oportunidades, unindo sociedade civil, governos e o terceiro setor e mudando a realidade econômica dos municípios baianos”, destacou o superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos.

O Sebrae da Bahia tem recursos na ordem de R$ 50 milhões para investir em novas oportunidades de negócio e na valorização do empreendedorismo, segundo cálculo do diretor técnico da entidade, Lauro Ramos. “Isso significa dizer que poderemos atender mais de 100 mil negócios baianos, através das suas empresas de Pequeno Porte”, destaca. Durante conversa com representantes das CDLs de todo o estado, Lauro destacou um novo momento vivenciado pela entidade, cuja missão principal é consolidar o conceito de fidelização de clientes. “Queremos o pequeno utilizando-se de todas as nossas ferramentas em todas as etapas de amadurecimento que podemos oferecer”, afirmou a intenção de ampliar a visão empreendedora de longo prazo.

O comprometimento da entidade em oferecer oportunidades de qualificação e empreendedorismo aos setores de indústria, comércio e serviços baianos foi elogiado pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado, Antoine Youssef Tawil, que convocou o micro e o pequeno empresário baiano a buscar sempre que possível as “soluções apresentadas pela entidade, através de técnicos capacitados e preparados para atender e entender a demanda do empresariado estadual”. Tawil aproveitou a oportunidade para anunciar que, em 2014, a Bahia vai sediar a 54ª Convenção Nacional do Movimento Lojista do Brasil, que deverá reunir mais de 6 mil participantes. Depois de 18 anos, o encontro retorna para a Bahia e acontecerá na Costa do Sauípe.

Programação - O Congresso acontece até sexta-feira, dia 6 de setembro. Pela manhã, no auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o escritor, jornalista e economista Armando Avena falou sobre “A Conjuntura Econômica Nacional e as perspectivas da economia baiana para o Varejo”. Em seguida, o superintendente regional da Caixa, Marcus Vinícius dos Santos, explanou sobre “A contribuição da Caixa para o fomento dos negócios na Bahia”.

À tarde, o superintendente da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Governo da Bahia, Marcos Almeida Costa, abre com a temática “A política estadual de comércio e serviços”, e o jornalista Caco Barcelos, da Rede Globo, debate com empresários e estudantes no painel “O Brasil atual: Conquistas e desafios”.